Está a chegar ao fim o concurso nacional Poster Eco-Código 2020, que contou com a participação da nossa escola. Os posters são criados com base nas frases Eco-Código, que cada escola deve elaborar e adotar como código de conduta ambiental, a seguir por toda a comunidade.

Este ano coube ao professor de EV, Paulo Gaspar, a tarefa de orientar os seus alunos a participar no processo criativo. Vários posters foram produzidos, alguns de qualidade elevada, e foi selecionado o que melhor cumpria os critérios regulamentares. A escolha recaiu no trabalho executado pelo Diogo Monteiro, do 7.º C.

Segundo o Diogo, a ideia gráfica geral do poster pretende mostrar que estamos em constante movimento e que é necessário ter boas práticas ecológicas. As frases colocadas junto dos diversos elementos gráficos reforçam esse intuito, bem como as diferentes formas de energia.

Como principais elementos do cartaz, foram postos em evidência o planeta Terra, a água e as mãos.

A escolha da água foi para alertar que, sem ela, não há vida na Terra e é dever do Homem utilizá-la de forma responsável, preservando-a como recurso natural vital que o planeta nos oferece. Representa, assim, uma espécie de corrente que alimenta o planeta e fortalece o movimento da Vida.

É também dado relevo à importância da reciclagem e da exploração dos recursos naturais renováveis, como alternativa sustentável aos mais utilizados atualmente, com destaque para os combustíveis fósseis.

A esta ideia, foi ainda associado o E de Eco-código, que pretende chamar a atenção e valorizar a transição atualmente em curso para a mobilidade elétrica.

As mãos são incluídas como símbolo do Homem que suporta toda esta dinâmica e de cujas ações depende o próprio futuro do planeta.

A votação online está em curso até ao próximo dia 15/7 através do link seguinte, onde podes deixar o teu Like: POSTER ECO-CÓDIGO CRISTINA TORRES 2020