Roteiro Digital de Leitura realizado pela Professora Isabel Sousa no âmbito de uma formação sobre a obra "o Pintor debaixo do Lava-Loiças" de Afonso Cruz (Escritor de origem figueirense).

Este roteiro digital de Leitura tem muito interesse para os alunos e professores figueirenses, na medida em que realiza uma nova abordagem da obra, recorrendo à tecnologia (Google Earth na Web", através de uma viagem literária pela Figueira da Foz (e pelo mundo) durante a II Guerra Mundial. A Figueira da Foz acolheu, neste contexto, centenas de judeus refugiados ao regime Nazi e a sua passagem não deixou os seus habitantes indiferentes.

Roteiro digital de leitura

“Afonso Cruz e a Figueira da Foz!”

Afonso Cruz romanceou, nesta obra, uma história que ouviu em criança, na casa do seu avô, na Figueira da Foz. O avô era fotógrafo e tinha a sua loja na Rua Cândido dos Reis. Apercebendo-se das dificuldades pelas quais estava a passar o refugiado judeu, Jozeph Sors, devido à falta de documentos atualizados e o risco de ser repatriado, resolveu escondê-lo. Primeiro escondeu-o na sua loja e depois na sua casa, na Rua da Fonte. Nessa casa o pintor permaneceu  debaixo do lava-loiças. Com a ajuda da família do fotógrafo Cruz (no livro, Sr. Costa), conseguirá deixar o nosso país e partir para os EUA"