Menu

Enquadramento sociogeográfico

 

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte, doravante designado por AEFN, fica situado na região da Beira Litoral, no Distrito de Coimbra e pertence ao Concelho da Figueira da Foz.

 

O Concelho da Figueira da Foz é constituído por 14 freguesias, com um total de 62125 habitantes (Censos 2011). A população, apesar de ter crescido ligeiramente, no último decénio, apresenta, contudo, características semelhantes ao todo nacionais, ou seja, um acentuado envelhecimento, com reflexos a nível da população escolar.

 

Há ainda a registar que a taxa de natalidade tem vindo a decrescer no Concelho, facto que se tem vindo a refletir na diminuição do número de alunos, ao longo dos últimos anos. Do mesmo modo, a agricultura de subsistência que era predominante, deixou de o ser na larga maioria das freguesias desta região. Atualmente cada vez menos famílias se dedicam a esta atividade, deslocando-se para as zonas urbanas, a fim de exercerem uma atividade profissional. Este facto, também, contribui para uma movimentação de alunos para as zonas urbanas, deixando vagas nos estabelecimentos de ensino das suas localidades.

 

A sua caracterização económica aponta para a predominância do sector terciário (64%), seguindo-se o secundário (32%) e, finalmente, o primário que envolve apenas 4% da população ativa na Figueira da Foz.

 

Verifica-se um grande espírito associativista entre as gentes desta região. Nas diferentes freguesias há a salientar a existência de inúmeras coletividades de carácter recreativo, cultural e desportivo e instituições particulares de solidariedade social. Estas coletividades têm tido um papel preponderante no desenvolvimento de atividades culturais, nomeadamente na criação de ranchos folclóricos, escolas de música, bandas filarmónicas, teatro amador, provas desportivas. Entre os equipamentos sociais existentes destacam-se alguns Centros Sociais, assim como, Centro de Saúde. Insere-se num contexto socioeconómico baixo, predominantemente rural, dada a existência de um número reduzido de indústrias e estabelecimentos comerciais. Por este facto, uma percentagem elevada de alunos beneficia de apoio socioeconómico.

 

As diversas freguesias são servidas por uma rede de transportes ineficiente, tanto para a população em geral, como para a população escolar em particular.

 

A cidade dispõe ainda de um Museu e Biblioteca Municipal e recentemente o Centro de Artes e Espetáculos e, no campo da animação, um Casino que é o mais antigo do país.

 

 

Localização geográfica

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte (AEFN) é constituído pela Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Cristina Torres (Escola sede) situada na Figueira da Foz, pela Escola Básica com 2º e 3º Ciclos Pintor Mário Augusto, situada em Alhadas, 8 Jardins de Infância e 8 Escolas do 1.º CEB, distribuídas por seis freguesias: Alhadas, Bom Sucesso, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Moinhos da Gândara e Quiaios que se encontram espalhadas pelos campos baixos e férteis do Baixo Mondego e pela chamada região Gandaresa – vasta região que se estende no sentido Norte-Sul, desde as Gafanhas da Ria de Aveiro até aos campos do referido rio. A Nascente e a Poente confinam estas terras com as da Bairrada e as dunas do Litoral Atlântico.

 

 Mapa Freguesias

 

População escolar

A proveniência dos discentes é variada e representativa de todas as freguesias do concelho da Figueira da Foz, bem como de outras freguesias não pertencentes ao concelho.

Tabela1- Proveniência dos alunos (freguesia)

Alhadas

Lavos

Quiaios

Alqueidão

Maiorca

S.Pedro

Bom Sucesso

MarinhadasOndas

Tavarede

Buarcos e S.Julião

MoinhosdaGândara

Vila Verde

Ferreira-a-Nova

Paião

 

 

Fora do concelho: alunos provenientes de freguesias dos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure, Tocha.

Tabela2- Totadalunos do Agrupamento em 2015/2016

 

JI

1º CICLO

2º CICLO

3º CICLO

SECUNDÁRIO

TOTAIS

GLOBAIS

FEM

65

162

40

181

386

834

MAS

88

171

54

178

317

808

TOTAIS

153

333

94

359

703

1642

 

Área de influência do AEFN

A dispersão territorial dos 18 estabelecimentos também é assinalável, mas, sendo-o de uma forma equilibrada pela de superfície, pode constituir uma vantagem na abrangência da população, das atividades e do estudo e usos dos recursos que são úteis para o desenvolvimento de projetos do AEFN.

 

 Mapa

 Estabelecimentos de ensino do AEFN

Go to top