Menu

O Agrupamento de Escolas

Surgiu em 2012, resultado da fusão entre a Escola Secundária de Cristina Torres e o Agrupamento de Escolas de Alhadas

Há 31 anos a realizar sonhos

foto4

FOT2  FOT1 

No dia 24 de novembro, comemorou-se o 31º aniversário da Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres. Após o hastear da bandeira, com a participação da Associação de Estudantes recentemente eleita,  seguiu-se uma cerimónia solene de entrega de prémios aos melhores alunos de cada ano das escolas do agrupamento. Esta sessão, apresentada pelo Gonçalo Margato, que de forma brilhante representou a formação integral e a nobreza de caráter dos nossos alunos, foi docemente salpicada por momentos musicais protagonizados pela Ana Carolina Paz, Camila Gonçalves e Ícaro Nery.

 

Na sua intervenção, o Diretor do Agrupamento, Maomede Cabrá, recordou os versos do poeta que também neste dia se homenageia, António Gedeão, salientando a relevância do sonho na construção do futuro de cada jovem e, por sua vez, no futuro da escola/ agrupamento. Já Cristina Oliveira, Delegada Regional da Educação do Centro, apelou à participação dos alunos em projetos e atividades cívicas, importantíssimos, a par da vertente académica, para a formação pessoal e futuramente profissional dos discentes. Tal intervenção não poderia deixar de nos orgulhar enquanto agrupamento, dada a aposta que sempre se fez, e se continua a fazer, no desenvolvimento de projetos e atividades extraletivas, que ajudam a sedimentar laços de amizade e de pertença a uma comunidade, sendo também uma forma de fazer perdurar o espírito interventivo da nossa patrona.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, realçou a missão da escola no encaminhamento dos alunos para um rumo que permita, e tem permitido, ao país ter uma população cada vez mais qualificada; uma escola que saiba lançar desafios, por forma a promover o mérito.  A presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Maria João Almeida, realçou igualmente o esforço da escola para promover de forma humanista e integradora o mérito dos alunos, uma escola com espírito lutador.

Para finalizar, a Presidente da Associação de Estudantes, Ana Veríssimo, destacou as atividades, não só lúdicas, mas também  pedagógicas, que estarão ao dispor dos alunos para alargar horizontes e promover o convívio.

Pelas 20 horas, durante o excelente jantar, confecionado e servido na escola, que juntou professores, associação de estudantes, diretores de escolas da cidade e associação de pais, cantaram-se os parabéns e viveu-se a alegria de estarmos todos juntos neste grande projeto de educação.

[...] Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.

 António Gedeão, “Pedra Filosofal”, in Movimento Perpétuo, 1956

Calendário

loader
Visitas
9
Artigos
365
Acessos a Artigos
1198203
Go to top