Menu

PESES em ação

 peses

 

E fomos conhecer o Salgado 
Cristina Torres colabora com os HUC
O PESES a educar para a Saúde
 

O Programa de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES) completa este ano o seu 10.º aniversário.

A sua ação assenta nos princípios de que a promoção da saúde é um processo de desenvolvimento permanente e de que o processo educativo e a promoção da saúde contribuem para o desenvolvimento de capacidades e aquisição de competências de cada indivíduo, para se confrontar positivamente consigo próprio e com o meio, construir um projeto de vida, desenvolver hábitos saudáveis e exercer plenamente a cidadania.

A atividade do PESES ao longo desta primeira década tem sido intensa e profícua. Contudo, para além do envolvimento dos coordenadores, dos docentes e outros intervenientes, uma larga fatia do seu sucesso não teria sido possível sem a valiosa colaboração das múltiplas entidades que aceitaram o desafio de serem nossas parceiras, sendo de relevar as equipas de Saúde Escolar (USP - Unidade de Saúde Pública, UCCFM – Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego e URAP – Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados) e diversas Associações com provas dadas na sua área de intervenção a saúde, nas suas múltiplas vertentes. Associações como a Fernão Mendes Pinto, Viver em Alegria, Grupo de Instrução e Sport (GIS) e Ex-Aequo são disso exemplo e o corrente ano letivo não é exceção.

Desde o início do ano, foram já implementadas ações comemorativas, que incluíram diversas atividades (Dia do Obrigado, Dia mundial da alimentação, Dia internacional da pessoa com deficiência) e têm estado a decorrer ações de formação, com realização de sessões informativas e debates sobre os vários temas a abordar no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual, a saber:

- Ação “Comportamentos de risco e dependências” – dinamizada pela equipa de rua da Associação Fernão Mendes Pinto e destinada aos alunos do 11.º ano e abordando esta temática (já concluída);

- Programa “Ser para crescer” – dinamizado pela associação Viver em Alegria, envolvendo todas as turmas do ensino secundário e centrado na construção de novas estratégias e metodologias para o combate ao abandono escolar, formação ao longo da vida e inserção profissional.

- Projeto “+ Contigo” – dinamizado pela UCCFM e centrado nos alunos das turmas D e E do 9.º ano e A, B e C do 10.º ano, abordando a prevenção do suicídio juvenil, mediante a promoção da autoestima e a prevenção dos comportamentos de risco associados.

Entretanto, estão já calendarizadas ou em fase de calendarização outras ações que irão decorrer nos próximos meses, merecendo destaque as seguintes:

- Sessões de “Educação/Orientação Sexual” – da responsabilidade da UCCFM, destinada a todos os alunos do Agrupamento e versando as múltiplas vertentes desta temática.

- “Violência no namoro e papéis de género” - dinamizada pela Associação Fernão Mendes Pinto, Subordinadas aos temas da igualdade de género e violência no namoro, bem como as escolhas profissionais condicionadas aos papéis tradicionais de género.

- Programa “Trilhos” - da responsabilidade da associação Grupo Instrução e Sport, para as turmas 7.º B e C e incidindo sobre a prevenção dos comportamentos de risco em crianças, jovens, famílias e comunidade;

- Programa “Eu e os Outros” – igualmente da responsabilidade da associação Grupo Instrução e Sport, para a turma 8.º D e incidindo sobre a temática do divertimento.

- Projeto “Quero crescer forte” – dinamizado pela UCCFM e URAP e destinada às crianças dos JI de Cova da Serpe e Ferreira-a-Nova, visando o desenvolvimento de atividades lúdicas com vista à aprendizagem e à descoberta ativa de ensinamentos nas áreas da alimentação, afetos, saúde oral e atividade física.

- Projeto “Semáforo” - dinamizado pela UCCFM e destinado aos alunos das turmas B e D do 10.º ano, que culmina num debate aberto sobre questões sobre educação sexual previamente selecionadas pelos alunos.

- Projeto “Água e Saúde” – a realizar pela USP, envolvendo os alunos do 1.º ciclo.

Também para o resto do ano serão ainda dinamizadas diversas outras ações constantes do plano de atividades, abordando temas tão variados como ações de educação ambiental, de planeamento familiar e métodos contracetivos e suporte básico de vida, um passeio de cicloturismo, uma caminhada no agrupamento, a iniciativa “Dar Sangue”, bem como comemorações do Dia da Terra, Dia Mundial da Dança e Dia Mundial da Voz. Outras iniciativas não planeadas poderão ser ainda implementadas, se pertinentes e exequíveis.

 

 

EMENTA SEMANAL


 EMENTA

Go to top