MIÚDOS A VOTOS NA PMA
A Biblioteca Escolar da PMA cumpriu, no dia 27 de abril a fase de votação nos “Livros + fixes”, uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Revista Visão.
Após uma fase de campanha dos livros inicialmente vencedores da 1.ª Fase de escrutínio (relativos ao 2.º e 3.º CEB), os alunos foram chamados a realizar uma segunda volta da votação.

Cerca de 60 alunos participaram nesta eleição, sendo que o livro vencedor do 2.º CEB foi o clássico “Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling e o do 3.º CEB foi “O Diário de um banana. 1- Um romance com cartoons”. Esta atividade, para além de demostrar um interesse pelos livros e pela leitura é um momento experimental de exercício cívico dos nossos alunos.


ESCRITA CRIATIVA DOS ALUNOS DO 9ºD E 9ºE SOBRE O HOLOCAUSTO
Trabalho realizado no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular (DAC) pelos alunos  das turmas 9º D e 9º E, sobre o holocausto.
 
Clique na imagem para visualizar
 

 


 
CONCURSO DE LEITURA (2º E 3ºCEB) NA BIBLIOTECA DA PMA
Nos dias 19 e 20 de janeiro, 51 alunos do 2º CEB e 12 alunos do 3º CEB realizaram a prova de escola do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Escolar da Escola Pintor Mário Augusto.
Trata-se de uma atividade que o AEFN implementa anualmente, sempre com grande adesão dos alunos. Esta atividade articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares, com o Grupo de Trabalho Concelhio da RBE e com os professores de Português.

Os alunos do 3º CEB leram o livro “O rapaz do Caixote de madeira” de Leon Leysen e os do 2º CEB leram “História do Caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís de Sepúlveda.

Os alunos do 1º CEB do AEFN, devido ao confinamento, irão concluir o processo mais tarde.

Seguem os resultados dos nossos alunos do 2º e 3º CEB nos seguintes Pódios:

 

 

EVOCAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO NA PMA
 
No dia em que se comemora 0 76.º aniversário da abertura pelas tropas Aliadas o Campo de Concentração Nazi de Aschwitz (que se convencionou chamar o “Dia Internacional das Vítimas do Holocausto” – 27 de janeiro), a Escola Pintor Mário Augusto, continuou a evocar essa página negra da História Mundial. 
Embora em confinamento, os alunos do 9º ano, no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular  (DAC), envolvendo várias disciplinas e a Biblioteca Escolar, há algum tempo já vinham a trabalhar esse tema. Além do visionamento do filme “A vida é Bela”, a leitura do livro “O rapaz do caixote de madeira” de Leon Leysen, da visita virtual à casa de Anne Frank e da visita ao Museu Virtual de Aristides de Sousa Mendes, os alunos puderam conhecer através destes e de outros meios a violência que o regime Nazi infligiu ao povo judeu, na Europa, especialmente durante a II Guerra Mundial.

Acreditando numa educação para os valores e reconhecendo que as aulas de História são laboratórios de formação para a cidadania, foi realizada uma exposição, que se encontra no Hall da escola, na qual surgem o rosto dos “prisioneiros sem culpa” do Regime Nazi. É preciso recordar essas fases negras da História da Humanidade, para que estas não se repitam.

A exposição ficou patente no último dia de aulas antes do confinamento e aguarda a chegada dos nossos alunos.

 

 


CONCURSO DE LEITURA NA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO E  NAS EB1's
 
Fase de turma do Concurso de Leitura na Escola Pintor Mário Augusto e Escolas Básicas 1 - Provas.

 

 
 

APRENDER HISTÓRIA COM O FILME "A VIDA É BELA"

Na última semana de aulas do 1º Período, os alunos do 9º ano da Escola Pintor Mário Augusto visionaram o filme “A vida é Bela”.

Tratou-se de uma atividade de articulação com a biblioteca escolar. Este filme trata da situação da Itália nas vésperas da 2ª Guerra Mundial, do totalitarismo fascista e da influência do nazismo nesse país. De uma forma (inicialmente) cómica, que evolui para a situação dramática dos judeus na Itália de Mussolini e do desrespeito dos direitos humanos ocorridos nessa época, sobretudo nos terríveis Campos de Concentração.

 Esta sessão abriu o caminho para os conteúdos a lecionar no 2º Período e prepara atividades a desenvolver na es


PESQUISA DE INFORMAÇÃO E REALIZAÇÃO E TRABALHOS NA BE DA PMA

A Biblioteca Escolar da Pintor Mário Augusto acolhe e apoia alunos e professores para a realização de trabalhos de pesquisa e outras atividades de pesquisa de informação e produção de informação digital.

A pesquisa realiza-se na internet, mas também em livros existentes na Biblioteca Escolar. A produção de trabalhos tem em conta as regras divulgadas no âmbito das sessões da Literacia da Informação.

A Biblioteca Escolar tem apoiado a realização de outros instrumentos de avaliação formal, para alunos com condições especiais e/ou que necessitam de realizar as fichas de avaliação noutro espaço, que não seja a sala de aula.


CONCURSO DE LEITURA NA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO E  NAS EB1's

Fase de turma do Concurso de Leitura na Escola Pintor Mário Augusto e Escolas Básicas 1 - Obras a concurso.

 

 

TRUZ, TRUZ, VAMOS LER..."LEITURAS DE NATAL"

A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura assinaram a chegada de mais uma época natalícia com leituras de textos de autores portugueses, alusivas ao Natal.

Todas as turmas do 2º e 3º CEB receberam a visita de um ou dois alunos, na sala de aula, para a realização da leitura em voz expressiva em voz alta. A Biblioteca Escolar fez uma prendinha doce para cada aluno do Clube de Leitura.

Foi um pequeno momento de magia, nesta época difícil pela qual todos atravessamos, devido à pandemia. Fazemos votos que o ano que vem, esta atividade tenha ainda mais magia e os rostos sejam visíveis, para que possamos ver sorrisos nos rostos dos nossos alunos.

 

O NATAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR DA PINTOR MÁRIO AUGUSTO

A Biblioteca Escolar da PMA vestiu-se de Natal, adaptando-se às contingências e à segurança que se impõe, face à Pandemia.

Foram feitas decorações com laços suspensos no teto, foi montada uma árvore de Natal num Placard, foi feita uma exposição de livros e de postais de Natal e colocaram-se outros apontamentos de Natal na nossa Biblioteca Escolar.

Na próxima semana, serão lidos textos de Natal nas salas de aula da PMA ( “Truz, Truz, vamos ler…), por alunos do Clube de Leitura e serão feitas uma gravações de histórias de Natal: “Os Óculos do Pai Natal” de Alice Cardoso e “Os sapatos do Pai Natal” de José Fanha, que serão remetidos para os Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento de Escolas Figueira Norte.

 

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

No mês de outubro, aconteceu na BE da Escola Pintor Mário Augusto.

Clicar na Imagem


FORMAÇÃO DE UTILIZADORES NA BIBLIOTECA DA PMA

A Biblioteca Escolar realizou, ao longo da semana de 16 a 20 de novembro, sessões de formação de utilizadores da Biblioteca escolar, dirigidas a alunos das turmas do 5º e 7º ano.

As sessões incidiram sobre as novas regras de utilização da Biblioteca Escolar em tempo de Pandemia de Covid 19 (normas de segurança, circulação no espaço, utilização de equipamentos, etc); sobre os espaços específicos existentes na Biblioteca Escolar e sobre a forma como os livros e outros documentos estão “arrumados” na Biblioteca Escolar: “Onde moram os livros?”. Para finalizar a sessão e retomando as atividades de mediação de leitura junto dos nossos alunos, a professora bibliotecária leu em voz alta o livro “As Maçãs do Sr. Peabody” de Madonna.


DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA BIBLIOTECA DA PMA

No dia 24 de novembro foram dinamizadas diversas atividades inseridas no âmbito da comemoração do “Dia Nacional da Cultura Científica”.

Foram colocados vários QR Code em locais específicos da escola, que remetiam para o visionamento de vídeos com músicas cantadas com poemas de António Gedeão. “Lágrima de Preta” e “Pedra Filosofal”. Com base nos livros: “Herbário!” e “Pó de Estrelas”, ambos de Jorge Sousa Braga e o “Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina, foram selecionados poemas, que foram lidos pela Professora Bibliotecária nas turmas do 6º ano. Dos mesmos livros foram selecionados outros poemas, que foram fracionados e colocadas as partes num jogo criado para a Biblioteca Escolar “Árvore da Poesia”. Os alunos jogam ao “quantos queres” e calha-lhe um número que corresponde a um poema, que o aluno deve organizar e depois, ler em voz alta. Todas as peças são passíveis de ser higienizadas. Também foi realizada uma exposição de livros informativos e de carácter literário, cujo assunto é a “ciência”. Os livros estão expostos e podem ser requisitados para o domicílio pelos alunos. As atividades irão prolongar-se ao longo da semana.


CLUBE DE LEITURA NA ESCOLA EB2/3PMA EM LEITURAS DE HALLOWEEN

No dia 29 de outubro, durante o período da manhã, realizou-se, na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, a atividade “Leituras de Halloween”, inserido no Plano de Atividades do Clube de Leitura, em colaboração com a Biblioteca Escolar.

Esta atividade contou com a colaboração de 14 alunos de diferentes anos de escolaridade que se voluntariaram para efetuar as referidas leituras junto das diversas turmas desta escola, tornando-se os mesmos membros do Clube de Leitura.

Foram lidos excertos das seguintes obras:

Arnold, Nick (1996). Sangue, ossos e pedacinhos. Ciência Horrível. Mem Martins: Publicações Europa-América, (pág.7)

Rowling, J. K. (2002). Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Barcarena: Editorial Presença, (págs. 83; 162-163)

Dearly, Terry e Brown, Martin (2003). A terrível História do mundo História horrível. Mem-Martins: Publicações Europa-América, (págs. 30-31; 48)

Honrado, Alexandre (2003). Cuidado com os mortos-vivos! Porto: Edições ASA, p. 168-169.

Stine, R. L. (1997). Bem-vindos à casa da morte. Arrepios. Linda-a-Velha: Controljornal Editora, (págs. 42- 43; 80-81)

Leal, Olavo d’Eça (2002). Iratan e IracemaOs meninos mais mal criados do mundo. Assírio e Alvim, (pág. 26)

Hoffman, João e Araújo, Margarida (2007). A ilha dos guardadores de aranhas. Matosinhos: A Lenda da Cidadela, (pág. 77).

Leitores e ouvintes mostraram muito entusiasmo e recetividade.

Estes momentos contribuíram, certamente, para motivar os alunos para a fruição da leitura, dado que todas as turmas da Escola PMA tiveram a surpresa de receber à porta da sua sala um colega  que lhes leu um texto de “arrepiar”.


SESSÃO "APRENDIZ DE ARQUEÓLOGO" PELO MUSEU DA ESCOLA PINTOR MÁRIO AUGUSTO

No dia 9 de dezembro realizaram-se duas sessões da atividade do PAA da Biblioteca Escolar_PMA “Aprendiz de Arqueólogo” pelo Serviço Educativo do Museu Municipal Dr. Santos Rocha.

A atividade constitui uma parceria entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de História e o Museu Municipal da Figueira da Foz e tem como público-alvo os alunos de três turmas do 7º ano da Escola pintor Mário Augusto. A atividade foi desenvolvida pelos técnicos superiores do Museu Municipal: Ana Rita Oliveira (Serviço Educativo), Marco Penajoia (Arqueólogo) e Rodrigo Pinto (Antropólogo). Através de um discurso simples e didático ilustrado com objetos arqueológicos diversos, os alunos fizeram uma visita guiada virtual, através da Sala de Arqueologia do Museu Municipal.

Numa época de Pandemia, e estando certos de que a atividade constituía uma oportunidade de aprendizagem de grande relevo, preparámos em conjunto a atividade que decorreu com recurso à plataforma digital do Google Meet. O “Museu veio à escola” da mesma forma e com o mesmo empenho, através destes ambientes inovadores de aprendizagem.

Agradecemos muito à Chefe de Serviço do Museu Municipal, Drª Ana Margarida Ferreira, que tão bem acolheu a nossa sugestão e se entusiasmou, tal como nós, com o projecto.