CONCURSO DE POESIA PROMOVIDO PELA BIBLIOTECA
Este concurso é para ti! Participa!

 


SEMANA(S) DA(S) LEITURA(S) 2021
No mês de março, celebra-se a leitura em todas as bibliotecas escolares. Esta iniciativa do PNL2027 decorre de 8 a 12 de março mas pode estender-se a todo o mês.
Clique na imagem para visualizar

 


UMA AVENTURA EM LINHA
Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, dia de encontro com as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, duas mulheres que têm feito da leitura uma grande aventura.
O PNL2027 organizou um Encontro em Linha com as duas escritoras, para o qual convidou os Clubes de Leitura na Escola de todo o país, limitando a entrada a 5 elementos. A nossa escola esteve representada pelos alunos do 8ºA que integram o Clube de Leitura do AEFN.

A atividade começou às 14:30 e deveria ter terminado pelas 15:30, mas o entusiasmo dos jovens participantes foi tanto que as autoras ficaram até depois das 16:00. Saíram então, para o lançamento do seu último livro, O Longo Caminho para a Igualdade, uma obra sobre a discriminação da Mulher.

Muito brevemente sairá mais um volume da coleção, que conta já com 62 livros: Uma Aventura em Noite de Tempestade. Podem saber mais aqui, na entrevista das autoras ao DN (17/01/21):

https://www.dn.pt/cultura/hoje-vivemos-no-momentaneo-e-por-isso-e-preciso-uma-certa-atitude-para-ler-um-livro-13240315.html

Este Encontro foi uma das atividades de abertura da Semana da Leitura na Esc. Cristina Torres.

 


1º DESAFIO DE ESCRITA/ILUSTRAÇÃO
1.º Desafio de Escrita e Ilustração do AEFN no E@D - trabalhos dos alunos
 

Clique na imagem para visualizar ou no Qr code

  


CONCURSO DE LEITURA
 
Concurso de leitura do 8.º ano do AEFN realiza-se no E@D.
 
Clique na imagem para visualizar

 


CONCURSO DE LEITURA NA CRISTINA TORRES
Fase de turma do Concurso de Leitura na Escola Cristina Torres - Obras a concurso.

Clica na imagem para abrir e acederes aos recursos digitais

 


LER BEM A POESIA
O professor Rui Feteira dinamizou mais uma oficina de leitura de textos poéticos, a convite do Clube de Leitura do AEFN.
Os alunos do 10ºE, do curso de Línguas e Humanidades, puderam, durante dois tempos letivos, na manhã de dia 20 de janeiro de 21, aprender algumas técnicas dos diseurs profissionais que poderão agora aplicar na leitura expressiva de textos. O professor começou a oficina com uma sensibilização para a especificidade do texto poético e com a audição de poemas ditos por gente da música e do teatro, procurando que os poemas despertassem nos alunos “um tsunami emotivo real” e os arrepiassem.

A Biblioteca Escolar foi ainda palco de treino e de observação do que os alunos iam aplicando à sua interpretação, por exemplo, no excerto do poema “Poemacto III”, de Herberto Helder: “O ator acende a boca. Depois, os cabelos./ Finge as suas caras nas poças interiores./ O ator põe e tira a cabeça/ de búfalo/ de veado/ de rinoceronte./ Põe flores nos cornos./ Ninguém ama tão desalmadamente/ como o ator.”

Muito obrigado, professor.

 

 

Sessão apresentada pela Professora Ana Maria Machado na manhã de 15 de janeiro, na Biblioteca Escolar da Escola Cristina Torres, um convite do Clube de Leitura.
Como se lê literatura digital? Quais os códigos que usam as obras digitais?
Refletir sobre a literatura digital a partir da obra Alice Inanimada era o objetivo desta sessão de leitura, dirigida a alunos do 8º ano de escolaridade. Os dois episódios da narrativa (“China” e “Itália”) foram o primeiro contato destes jovens com uma narrativa multimédia digital, mas ficou o interesse para procurar mais.

A Professora Ana Maria Machado, docente da FLUC, leciona Literatura Portuguesa. Ligada à formação de professores, tem também apresentado formação de leitura sobre este novo género narrativo ainda pouco explorado e pouco divulgado nas escolas.

A Biblioteca Escolar e o Clube de Leitura congratulam-se com esta iniciativa, que constitui um bom incentivo à leitura e à literacia digital dos mais novos.

 


LEITURAS DE NATAL!!

Sugestões de leitura para LER+ neste Natal!

Clique na imagem para Visualizar
 

5' A LER

O Clube de Leitura do AEFN, em colaboração com as Bibliotecas Escolares, deu continuidade ao projeto 5’ a LER neste ano letivo. Trata-se de uma atividade diária de 3, 4 minutos de leitura, na primeira aula da manhã, em todas as salas de aula, desde o 5º ao 12º ano.

No ano letivo anterior foram disponibilizados 126 textos, colocados no ambiente de trabalho de cada sala de aula, para projeção e leitura.

A seleção dos excertos é da responsabilidade dos professores da equipa do Clube de Leitura. Como a seleção dos textos é orientada para um público tão heterogéneo, opta-se por uma variedade de textos com graus de complexidade diferente, uns dias são textos orientados para alunos mais velhos, outros dias, para alunos mais novos.

Além disso, privilegia-se a leitura de textos de géneros variados: expositivos, narrativos, líricos, notícias, relatos de viagens, artigos científicos, etc., abarcando assuntos muito diferentes. Esta variedade é sempre profícua, estimulante e enriquecedora.


MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Em outubro a biblioteca da Cristina Torres integrou as celebrações do mês internacional das bibliotecas escolares com atividades promotoras das literacias.


LEITURAS 

A BE da Cristina Torres propõe uma leitura para a semana de 16 a 20 de novembro. Vê  aqui o filme... e boas leituras!

Clique abaixo para ver o filme

Alice no Mundo Real