25-11-2024

Depois da participada animação musical de abertura, o Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, Maomede Cabrá, deu início à sessão solene de comemoração do aniversário da Escola Secundária Cristina Torres, começando por saudar todos os alunos, pessoal docente e não docente e demais convidados. Entre os convidados, estiveram a Delegada Regional da Educação do Centro, Cristina Oliveira, e, em representação do Pelouro da Educação da Figueira da Foz, Carla Mendes; estiveram ainda presentes a Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e o representante da Junta de Freguesia de Tavarede; os Diretores das Escolas e Agrupamentos do Paião, Figueira Mar e Joaquim de Carvalho, o Diretor do Centro de Formação Beira Mar e o representante da Escola Segura da PSP. Na mesa, representando o AEFN, estiveram o Presidente do Conselho Geral e a recentemente eleita Presidente da Associação de Estudantes, Mariana Cravo.

No seu discurso, o Diretor enalteceu a figura da patrona, Cristina Torres, já com 133 anos, relembrou a sua história, os valores pelos quais se bateu e que são hoje a bandeira e o lema que nos guia: “Sê bom, sê justo, sê leal”. E as últimas palavras foram para o apreço e agradecimento em nome da Escola Cristina Torres a todos os que, ao longos dos anos, foram contribuindo para o crescimento da escola, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Norte. Cristina Oliveira e Carla Mendes dirigiram-se ao vasto auditório, valorizando a educação e o papel da Escola na formação humana, destacando o empenho do AEFN nessa missão. Mariana Cravo agradeceu a colaboração dos colegas na eleição da Associação de Estudantes e prometeu desempenhar cabalmente o seu papel na representação de todos os alunos.

Seguidamente, foi hasteada a bandeira Ecoescolas, distinção que reconhece o trabalho do AEFN no cumprimento dos princípios do Desenvolvimento Sustentável.

A celebração do 38.º aniversário continuou, pelas 18 horas, com a sessão solene de entrega de Prémios de Mérito aos alunos do quadro de honra do ano 2023/2024. Esta cerimónia, inspiradora para toda a comunidade escolar, é um reconhecimento público da excelência e esforço dos estudantes que mais se destacaram no seu desempenho escolar. Constitui, assim, uma bela homenagem à patrona, Cristina Torres, que tanto fez para dar à Educação e à Escola um lugar de relevo na formação da sociedade.

A celebração encerrará no dia 29, com um jantar de confraternização, confecionado e servido na Escola Cristina Torres.

Parabéns, Cristina Torres!

 

 

  

 

Ligações internas