No dia 16 de abril de 2021, os alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Quiaios receberam a visita do escritor Pedro Seromenho, mas não foi uma visita presencial!

Na hora combinada, os alunos reuniram-se numa sala de aula com o equipamento informático e multimédia necessário para realizar a videochamada tão desejada!

Pedro Seromenho começou por se apresentar, falando e sorrindo ao mesmo tempo! Contou uma história engraçada: “Inês, a inventora de profissões” que reflete a forma de pensar e de viver do autor. Porque ele, afinal, é um sonhador! Depois foi mostrando algumas capas de livros que já escreveu em que algumas das personagens são inspiradas em pessoas reais da sua família: “O meu avô sabe voar”, “As gravatas do meu pai”, “A Cidade que queria viver no Campo”, “100 histórias de um rei”, entre outras.

Além de escritor, Pedro Seromenho também é ilustrador dos seus próprios livros. E, para surpresa dos alunos, em direto, desenhou uma nuvem que se desenvolveu e transformou numa figura feminina a quem ele chamou “Leitora-sonhadora”. Depois assinou a ilustração e enviou para os alunos pintarem.

Pedro Seromenho respondeu às perguntas que os alunos lhe enviaram previamente deixando uma nota importante: “Para se ser bom escritor, é preciso ser primeiro bom leitor!”

Por fim, o autor e ilustrador falou dos seus projetos literários para o futuro porque a sua imaginação não se esgota. O encontro virtual terminou com todos os alunos a baterem palmas. Foi um momento fantástico!