28-03-2024

Entre os dias 21 e 24 de março, um grupo de 48 alunos do 11º ano da Escola Secundária Cristina Torres, acompanhados por 4 professores, partiram numa visita de estudo rumo à capital do Reino Unido.

A visita de estudo a Londres tinha como objetivos alargar os horizontes culturais, facilitar a comunicação com outros povos europeus e do mundo, treinar a comunicação na língua inglesa e promover a entreajuda, amizade e tolerância.

Já em Londres, o grupo foi recebido pelo seu guia, o Gabriel. Ao longo da visita, o grupo teve oportunidade de visitar diferentes museus, tais como Madame Tussaud’s, Natural History Museum, Science Museum, Tate Modern, National Gallery e vários lugares de interesse como por exemplo, the Big Ben, The Houses of Parliament, The Tower of London, Tower Bridge, Trafalgar Square, Piccadilly Circus, Westminster Abbey, The Mall, Millennium Bridge, St. James’s Park,  Buckingham Palace,  entre outros. Visitaram também o eclético bairro de Camden Town e o mercado citadino de Covent Garden. Como não podia deixar de ser, o grupo experienciou a melhor vista panorâmica da cidade a 360º no famoso London Eye.  O grupo visitou também King’s Cross Station, onde se encontra a Plataforma 9 ¾, de Harry Potter. Houve igualmente tempo para compras: Hard Rock Café,  Lego e  M&Ms, bem como o contacto com a maior avenida de comércio Oxford Street. Depois de jantar, o grupo ainda tinha energia para dar um pequeno passeio por Leicester Square, Soho e China Town.

Ao desenvolver este projeto, pretendeu-se proporcionar novas experiências aos alunos, promovendo a aceitação e o conhecimento de realidades sociais e culturais diferentes das suas e contribuindo para a compreensão e tolerância recíprocas.

Através desta viagem, alunos e professores tiveram oportunidade de conviver de perto com a cultura britânica, aspetos da vida quotidiana, alargar os seus horizontes, descobrir o Outro e, contactando com maneiras de pensar e de viver diferentes das suas. Foi, ainda, um forte estímulo para a aprendizagem da língua inglesa, colocando os alunos em situações de comunicação do quotidiano. Para muitos, foi ainda a experiência de viajar de avião pela primeira vez, ou de andar de London Underground, ou mesmo de “doubledecker” pela primeira vez.

 Foi cansativo? Foi: cerca de 40 km percorridos a pé…. Mas esta foi sem dúvida, uma viagem inesquecível para todos, por tudo o que conheceram e pelo convívio entre os alunos das diferentes turmas e os professores e guia que os acompanharam. A visita de estudo terminou, mas a paixão por Londres, não! Aliás, como disse um dia Samuel Johnson, “When a man is tired of London, he is tired of life…” 

 

  

Ligações internas