14-01-2026

  Dia 5

Assim que chegámos à escola de manhã, partimos para uma visita de estudo a Dronero, uma vila pitoresca perto da montanha. A principal atividade matinal consistiu numa caminhada pelo campo ao longo dos canais e pomares de maçãs.  Depois de mais de uma hora de caminhada ao frio, os participantes chegaram, finalmente, a uma ponte suspensa. Nessa ponte, todos os alunos colocaram uma fita azul e os professores uma fita amarela, marcando a presença da nossa participação na mobilidade Erasmus+, uma vez que aquelas são as cores da Comunidade Económica Europeia. Foi um momento muito simbólico, divertido para alguns e estressante para outros, uma vez que a ponte não era muito estável e estava a uma distância considerável do rio. Ainda tivemos um breve momento para chá quente, que nos reconfortou a alma. Regressámos a Dronero, para um almoço volante, seguindo para Vilar San Costanzo, onde tivemos a oportunidade de visitar um presépio animado, instalado na cripta da Igreja local. Quase todas as figuras tinham movimento, acrescentando-se efeitos de luz e fumo, que tornavam o presépio realmente mágico.

De regresso a Fossano, os alunos voltaram para as suas famílias de acolhimento. Os professores tinham um jantar agendado em Cuneo na “Osteria dei Colori”.Foi um jantar-degustação incrível, onde nos foi dada a oportunidade de apreciar um pouco da cozinha tradicional italiana. Tinha chegado ao fim mais um dia em cheio, e tínhamos de descansar.

  


 Dia 4

Na terça-feira, o nosso dia em Fossano começou mais uma vez às 8:00 da manhã. Tínhamos uma série de atividades agendadas, nomeadamente, um workshop sobre comida. Essa atividade consistia na realização de um trabalho do grupo onde os alunos teriam de fazer compras virtuais e escolhas certas de acordo com a sua sustentabilidade e a sua pegada ecológica. Depois, na segunda parte da manhã, realizámos uma competição denominada The Eat Factor, com direito a genérico televisivo. Cada equipa tinha de imaginar um prato que fosse sustentável, agradável à vista e ao paladar, nas categorias de entrada, prato principal e sobremesa. A equipa de jurados era constituída pelos professores de Fossano, bem como por todos os professores em mobilidade presentes na escola. Tivemos direito a chapéus com lantejoulas e sinalética em madeira para a votação. Foi uma competição muito divertida, mas renhida, onde os nossos participantes portugueses tiveram uma belíssima prestação. No período da tarde, os alunos foram para as suas famílias realizar as suas tarefas diversas enquanto que os professores foram convidados a fazer uma visita à cidade próxima de Cuneo. Esta cidade tem a particularidade de ter uma imensa avenida com arcadas de cada lado, com comércio e mercados de rua, com uma vista deslumbrante dos Alpes cobertos de neve. Nessa noite, os professores em mobilidade foram convidados para um jantar em casa do Maurízio, um dos coordenadores do projeto Erasmus+ em Fossano. Foi um serão muito agradável com pizza (obviamente) e cantares portugueses e italianos.

  


Dia 3

A manhã em Fossano começou bem cedo: 8 horas  em ponto na escola. Inicialmente, e na primeira meia-hora da manhã, fomos acolhidos pelo diretor da Escola e pelos professores da equipa Erasmus+, falando-nos um pouco da região, de Fossano e da escola. Depois realizaram-se várias atividades (ice-breakers) a fim de pôr os participantes mais à vontade. Assim, portugueses, italianos, húngaros, belgas e um espanhol ficaram misturados e  começaram logo a interagir nos jogos propostos. De seguida, os alunos italianos levaram os vários grupos a fazer um tour pela escola a fim de conhecer os vários espaços do edifício. Ao meio da manhã, houve uma aula assistida pelos nossos alunos. Por volta das 12 horas, foi-nos oferecido um brunch de boas-vindas. À tarde, desenvolvemos uma atividade para conhecer a cidade de Fossano, que nos permitiu percorrer e descobrir o centro histórico da mesma,  culminando com o encontro de todos os grupos no castelo. Por fim, todos foram para as suas famílias de acolhimento. Em cada casa, conheceram-se novos hábitos, nova língua, novos sabores.

  

 

Dia 2

O segundo dia em Milão começou com um bom pequeno-almoço  no hostel, pois prometia ser  longo e intenso. O rececionista do hostel guardou-nos a bagagem por um preço simpático, o que nos permitiu mais liberdade de movimento durante o dia. Rumámos ao nosso destino da manhã: o Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci. Lá encontrámos uma diversidade de artefactos criados ou inspirados na obra e estudos de Leonardo da Vinci. Demos particular atenção ao piso dedicado à sua obra (aviação, maquinaria industrial,  ciência,...), bem como à secção dedicada à exploração espacial, onde encontrámos peças relacionadas com o espaço( fatos de astronauta, luvas, uma pedra lunar, réplicas de naves, entre outros).

Almoçámos no restaurante Via Pasteria onde nos deliciámos com pratos autênticos da cozinha italiana: salada  de burrata, linguini, carbonara e ainda nos ofereceram panetone para a sobremesa. Depois, regressámos ao hostel para recolher a bagagem. Ainda comemos o verdadeiro “gelato” o que nos fez atrasar bastante. Na realidade, corremos um pouco na Stazione Centrale para não perdermos o comboio  rápido rumo a Fossano(270km/h!!). Uma aventura! A paisagem era incrível, com os Alpes cheios de neve no horizonte. Em Turim mudámos de comboio(um regional lotadíssimo),  e por fim chegámos ao nosso destino. Aí aguardavam as famílias de acolhimento e a equipa de Erasmus. Apesar do nervosismo inicial,  foi um momento caloroso  e animado. Tirámos logo uma fotografia de grupo  em frente à estação e logo cada família foi para suas casas.  Começava a nossa mobilidade. 

  

 
Dia 1
O primeiro dia da Mobilidade Erasmus+ a Fossano começou cedo: por volta das 2 da manhã os pais partiram rumo à capital para levar os participantes ao Aeroporto da Portela. Após uma breve paragem na área de serviço de Loures, rumámos ao Aeroporto. Chegados à zona de drop-off, chegou a hora da despedida, entre abraços, beijos e uma lágrima no canto do olho. Estava na hora de começar a nossa aventura. Realizado o check-in das malas de porão, seguimos para zona de controle de segurança. Apesar de  muitos dos alunos nunca terem viajado de avião, comportaram-se exemplarmente. 
Por volta das 10h, aterramos, finalmente em Malpensa. Tomámos um shuttle, com destino a Milano Centrale e depois começámos a familiarizar-nos com o metro milanês, com a ajuda preciosa do nosso expert de serviço, Gonçalo Coelho. Chegados ao nosso bairro, Navigli, fizemos o check-in no nosso hostel e almoçámos à beira de um canal: pizza e gnocchi. À tarde, visitámos o centro histórico de Milão, nomeadamente a Catedral - Il Duomo- e as famosas Galerias Victor Emanuel, com as mais famosas casas da moda do mundo. O  jantar foi muito agradável, mas o grupo estava exausto e desejámos todos tomar um banho e dormir. Tinha chegado ao fim o primeiro dia, muito frio, mas cheio de descobertas,  emoções e laços criados.

  

 

Projeto do AEFN

Agrupamento de Escolas Figueira Norte

Title Text

Selos digitais | Parcerias

          

          

          

         

          

AEFN recebe Selo Escola Saudável