Dia 3
A manhã em Fossano começou bem cedo: 8 horas em ponto na escola. Inicialmente, e na primeira meia-hora da manhã, fomos acolhidos pelo diretor da Escola e pelos professores da equipa Erasmus+, falando-nos um pouco da região, de Fossano e da escola. Depois realizaram-se várias atividades (ice-breakers) a fim de pôr os participantes mais à vontade. Assim, portugueses, italianos, húngaros, belgas e um espanhol ficaram misturados e começaram logo a interagir nos jogos propostos. De seguida, os alunos italianos levaram os vários grupos a fazer um tour pela escola a fim de conhecer os vários espaços do edifício. Ao meio da manhã, houve uma aula assistida pelos nossos alunos. Por volta das 12 horas, foi-nos oferecido um brunch de boas-vindas. À tarde, desenvolvemos uma atividade para conhecer a cidade de Fossano, que nos permitiu percorrer e descobrir o centro histórico da mesma, culminando com o encontro de todos os grupos no castelo. Por fim, todos foram para as suas famílias de acolhimento. Em cada casa, conheceram-se novos hábitos, nova língua, novos sabores.


Dia 2
O segundo dia em Milão começou com um bom pequeno-almoço no hostel, pois prometia ser longo e intenso. O rececionista do hostel guardou-nos a bagagem por um preço simpático, o que nos permitiu mais liberdade de movimento durante o dia. Rumámos ao nosso destino da manhã: o Museu Nacional da Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci. Lá encontrámos uma diversidade de artefactos criados ou inspirados na obra e estudos de Leonardo da Vinci. Demos particular atenção ao piso dedicado à sua obra (aviação, maquinaria industrial, ciência,...), bem como à secção dedicada à exploração espacial, onde encontrámos peças relacionadas com o espaço( fatos de astronauta, luvas, uma pedra lunar, réplicas de naves, entre outros).
Almoçámos no restaurante Via Pasteria onde nos deliciámos com pratos autênticos da cozinha italiana: salada de burrata, linguini, carbonara e ainda nos ofereceram panetone para a sobremesa. Depois, regressámos ao hostel para recolher a bagagem. Ainda comemos o verdadeiro “gelato” o que nos fez atrasar bastante. Na realidade, corremos um pouco na Stazione Centrale para não perdermos o comboio rápido rumo a Fossano(270km/h!!). Uma aventura! A paisagem era incrível, com os Alpes cheios de neve no horizonte. Em Turim mudámos de comboio(um regional lotadíssimo), e por fim chegámos ao nosso destino. Aí aguardavam as famílias de acolhimento e a equipa de Erasmus. Apesar do nervosismo inicial, foi um momento caloroso e animado. Tirámos logo uma fotografia de grupo em frente à estação e logo cada família foi para suas casas. Começava a nossa mobilidade.


