REGISTOS+
És aluno do 10.º ou do 11.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e gostarias de viajar até Itália, sem despesas, com um grupo de gente simpática?
O projeto ERASMUS + (União Europeia) tem 10 vagas para oferecer!
És professor e queres acompanhar este grupo de alunos? Preenche aqui o formulário.
De 11 a 17 de janeiro de 2026, a nossa escola é parceira da Escola - Istituo Istrutzione Superiore “G. Vallauri” – Fossano, Itália, que podes conhecer neste link http://www.vallauri.edu/public/ita/pagina.asp
As despesas de viagem e o seguro de viagem são financiadas pelo projeto e o alojamento será em famílias de alunos da escola envolvida no projeto, para que a experiência seja realmente imersiva.
Atenção: as candidaturas decorrem de 06.10.2025 a 09.11.2025.
As entrevistas aos candidatos concorrentes decorrerão no dia 12.11.2025
Não percas esta oportunidade fantástica de viajar até Itália e conhecer novos colegas!
Preenche aqui o formulário de candidatura.

JOB SHADOWING NO AEFN
A semana de 20 a 25 de outubro contou com a presença de oito docentes provenientes de três escolas de diferentes países, Itália, Croácia e Estónia, no AEFN.
Conhecer e partilhar práticas pedagógicas, reforçar a literacia digital e promover a inclusão, a igualdade e a não discriminação no contexto educativo são alguns dos objetivos deste grande projeto internacional, que foram plenamente alcançados, segundo os docentes que nos visitaram: Rita Ragusa, Concetta Azzaro (Itália); Natalia Jemets, Inna Ruu, Mila Chastukhina, Zinaida Troitski (Estónia); Marina Ilicic e Zelijka Korpar (Croácia).
Várias foram as oportunidades para a equipa acompanhar e observar alunos e docentes na sua rotina de trabalho diário, assistindo a aulas, contactando com as nossas práticas e metodologias, quer dos cursos cientifico-humanísticos, quer dos cursos profissionais, conhecendo os projetos dos clubes e dos departamentos. Houve ainda tempo para visitar os lugares mais icónicos da cidade e arredores. Esta interação tão próxima com alunos e professores permitiu uma troca de experiências e de práticas letivas muito enriquecedora para todos.
A repetição desta partilha no AEFN comprovou a mais-valia que é o job shadowing, pois traz as práticas de escolas de toda a Europa ao nosso contexto e ao nosso quotidiano, criando pontes para uma real cooperação e parcerias para futuros projetos.

