MATRÍCULAS e RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS - 2025/2026
Calendário de matrículas para o ano escolar de 2025-2026
Despacho Normativo n.o 2-B/2025
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
I. Pedido de renovação de matrícula
1. Os procedimentos de matrícula, renovação de matrícula e distribuição de crianças e alunos são os previstos no Despacho n.º 3640-A/2025, de 21 de março.
2. A renovação de matrícula opera de forma automática, sem necessidade de apresentação de qualquer pedido, sendo o processo de renovação assegurado pelos estabelecimentos de educação e de ensino.
3. A renovação de matrícula deve ser efetuada através do Portal das Matrículas, nas seguintes situações:
a. início de ciclo;
b. a renovação de matrícula que implique transferência de estabelecimento de educação ou de ensino;
c. alteração de encarregado de educação;
d. alteração de curso ou de percurso formativo;
e. dependa de escolha de disciplinas.
4. Nas situações referidas no ponto anterior, o pedido de renovação de matrícula é feito no:
a. Portal das Matrículas através da ligação portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças
b. A inscrição através deste portal fica inteiramente à responsabilidade do encarregado de educação, que deverá anexar à matrícula eletrónica, no separador para o efeito, os documentos solicitados.
c. O encarregado de educação deve indicar por ordem de preferência, cinco estabelecimentos de educação ou de ensino, sempre que possível, cuja escolha de frequência é a pretendida. A escolha do estabelecimento de ensino está condicionada à existência de vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 11.º do despacho normativo em vigor.
II. Documentos necessários para apresentar no ato da renovação de matrícula
a. Cartão de cidadão ou Passaporte válido do aluno, onde consta o NIF, o número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS); Número de Identificação da Segurança Social (NISS);
b. Cartão de Cidadão do encarregado de educação/mãe/pai;
c. Boletim de vacinas atualizado;
d. Declaração do escalão de abono de família atribuído ao aluno em 2023 (Segurança Social);
e. Comprovativo de residência (recibo luz/ telefone/ água) ou declaração de entidade patronal (no caso de matrícula pela atividade profissional), para o caso dos alunos que frequentam o Agrupamento pela 1.ª vez;
f. Comprovativo da composição do agregado familiar validado pela autoridade tributária (caso o encarregado de educação não seja o pai ou a mãe);
g. Impresso de candidatura aos transportes escolares, documento a fornecer pela escola no caso de estar interessado.
III. Calendário
1. Para o ano letivo 2025-2026, o período normal de renovação é o seguinte:
Anos de escolaridade |
Período de matrícula |
Ed. Pré-escolar e 1.º ano |
22 abril – 31 maio |
6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º |
16 junho – 27 junho |
2.º, 3,º 4.º e 5.º |
1 julho – 11 julho |
10.º e 12.º |
15 julho – 22 julho |
Alterar o percurso formativo |
até 25 de julho (CEB) e 5 agosto (Sec.) |
5.º, 7.º, 10.º, 1.º CP |
Caso o encarregado de educação não consiga realizar o pedido de renovação de matrícula via Internet, poderá apresentá-lo de forma presencial no Agrupamento de Escolas frequentado pelo aluno no ano letivo anterior, nos cinco dias subsequentes à afixação das pautas. Poderá ainda solicitar apoio ao Agrupamento e deslocar-se à escola, de acordo com o calendário anexo.
III. Legislação em vigor
∙ Despacho n.º 3640-A/2025, de 21 de março
∙ Despacho Normativo n.º 2-B/2025, de 21 de março
IV. Locais de apoio para a operacionalização da renovação da matrícula
1. Os encarregados de educação dos que frequentaram o 4.º ano das escolas do Agrupamento, que se matriculam no 5.º ano, devem dirigir-se à Escola Pintor Mário Augusto de acordo com o calendário em anexo.
2. Os alunos que frequentaram o 6.º e o 9.º anos da Escola Pintor Mário Augusto devem dirigir-se à Escola Pintor Mário Augusto de acordo com o calendário em anexo.
2. Os alunos do 9.º e do 11.º anos que frequentaram a Escola Cristina Torres devem dirigir-se à Escola Cristina Torres de acordo com a calendarização em anexo.
Matrícula para o: |
Segunda-feira |
Terça-feira |
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25 de junho 2025 |
17 de julho de 2025 |
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7.º ano |
Tarde PMA |
6ºA, 6ºB, 6ºC |
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10.º ano |
Manhã Cristina Torres |
----------------- |
9.º A, 9ºB, 9ºC, 9ºD |
Manhã PMA |
----------------- |
9.º E, 9ºF, 9ºG |
|
12.º ano |
Tarde Cristina Torres |
----------------- |
11.º A, 11ºB, 11ºC, 11ºD, 11ºE |