24-10-2025

A semana de 20 a 25 de outubro contou com a presença de oito docentes provenientes de três escolas de diferentes países, Itália, Croácia e Estónia, no AEFN.

Conhecer e partilhar práticas pedagógicas, reforçar a literacia digital e promover a inclusão, a igualdade e a não discriminação no contexto educativo são alguns dos objetivos deste grande projeto internacional, que foram plenamente alcançados, segundo os docentes que nos visitaram: Rita Ragusa, Concetta Azzaro (Itália); Natalia Jemets, Inna Ruu, Mila Chastukhina, Zinaida Troitski (Estónia); Marina Ilicic e Zelijka Korpar (Croácia).

Várias foram as oportunidades para a equipa acompanhar e observar alunos e docentes na sua rotina de trabalho diário, assistindo a aulas, contactando com as nossas práticas e metodologias, quer dos cursos cientifico-humanísticos, quer dos cursos profissionais, conhecendo os projetos dos clubes e dos departamentos. Houve ainda tempo para visitar os lugares mais icónicos da cidade e arredores. Esta interação tão próxima com alunos e professores permitiu uma troca de experiências e de práticas letivas muito enriquecedora para todos.

A repetição desta partilha no AEFN comprovou a mais-valia que é o job shadowing, pois traz as práticas de escolas de toda a Europa ao nosso contexto e ao nosso quotidiano, criando pontes para uma real cooperação e parcerias para futuros projetos.