Rotary Club da Figueira da Foz distinguiu o mérito escolar, pelo 20º ano consecutivo
Decorreu, no passado dia 13 de fevereiro, a iniciativa promovida pelo Rotary Club da Figueira da Foz, de entrega de Diplomas de Mérito aos 15 melhores alunos, do 10º, 11º e 12º anos das três escolas secundárias do concelho, do ano letivo 2024-25. Nesta 26ª edição dos “Quadros de Honra” coube à Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho acolher as cerca de três centenas de pessoas que quiseram assistir à cerimónia.
O presidente do clube de serviço, Nuno Mendonça presidiu à sessão acompanhado pelos diretores das escolas, Carlos Santos, Ana Rita Inês e Maomede Cabrá, e da Vereadora Olga Brás.
O diretor Carlos Santos, em representação das três escolas secundárias, louvou o espírito da iniciativa rotária que, há tantos anos, mobiliza e agrega a comunidade educativa e pediu aos alunos que não esquecessem a importância dos valores, designadamente da liberdade, da partilha e do respeito pelo próximo.
Olga Brás vincou a importância da iniciativa, agradeceu o trabalho das escolas e da alargada comunidade educativa e expressou satisfação e orgulho pelo desempenho dos alunos.
Em nome do clube, o rotário Gonçalo Tomé destacou a importância da formação como base do sucesso individual e coletivo, evocando o pedagogo Paulo Freire para reforçar que a educação transforma pessoas que, por sua vez, transformam o mundo. Valorizando o empenho, dedicação e capacidade dos alunos para superar dificuldades, lembrou que o seu mérito resultou de muitas horas de estudo, resiliência e persistência. Afirmando que o futuro não é um destino, mas algo que se constrói diariamente, incentivou os jovens a “ganhar mundo sem perder raízes, a manter humildade e espírito crítico num tempo de excesso de informação, e a desenvolver competências humanas como trabalho em equipa, prioridades claras e relações sólidas, qualidades que -lembrou - muitas vezes superam a própria excelência académica”.



