No dia 13 de fevereiro, realizou-se o evento inclusivo “(Des)encontros de Culturas – Diálogos”, na Escola EB2,3 Pintor Mário Augusto, no âmbito da 22.ª edição do Concurso Nacional Escola Alerta 2025-2026, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.
O painel de convidados contou com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Brenha, Dra. Joana Silva, da Dra. Carmen Neto, membro do Executivo da mesma Junta, e do Dr. Bruno Gonçalves, mediador do programa ROMED do Conselho da Europa e formador certificado de mediadores para comunidades ciganas.
A iniciativa envolveu os alunos das turmas 6.ºB e 7.ºF, tendo alguns discentes do 7.ºF assumido o papel de jornalistas durante cerca de cinquenta minutos, conduzindo uma entrevista aos oradores convidados. As questões, previamente preparadas pelos alunos, permitiram conhecer projetos a implementar a curto e médio prazo, com o objetivo de promover uma escola e uma sociedade ainda mais justas, equitativas e inclusivas.
Durante o debate, foi destacada a crescente multiculturalidade na escola e na comunidade de Brenha, reforçando-se a importância do respeito pela diversidade e do diálogo, como pilares fundamentais na construção de uma verdadeira interculturalidade. Concluiu-se que a valorização do diálogo e a promoção da inclusão devem assumir um carácter contínuo, tanto em contexto escolar, como na comunidade envolvente.
A iniciativa revelou-se, assim, uma mais-valia na construção e fortalecimento de pontes entre culturas, transformando potenciais desencontros em oportunidades de encontro, através do diálogo. Ao participarem neste momento, os alunos exerceram a sua cidadania ativa, defendendo uma escola onde todos tenham igualdade de oportunidades e uma sociedade onde a convivência pacífica seja uma realidade.

