O nosso Agrupamento tem, neste ano letivo, 139 alunos estrangeiros, oriundos de 25 países.
Para darmos rosto à variedade de nacionalidades que a Escola Cristina Torres acolhe este ano, pretendemos fazer entrevistas a alguns dos alunos que frequentam o PLNM (Português Língua Não Materna).
Somos um grupo de alunos do 8.ºB, a Maria Tavares, a Kelly Fernandes e o Leandro Mendes.
O primeiro aluno que entrevistámos é o Mark Verba, do 10.ºE, uma turma de Línguas e Humanidades. O Mark escolheu como disciplina de opção neste curso Literatura Portuguesa.
O Mark tem 16 anos e veio da Rússia. Explicou-nos que veio para Portugal há 4 anos, por razões políticas. Gosta das pessoas, da comida e da nossa escola. As maiores dificuldades de integração prenderam-se com a língua e o alfabeto, porque o alfabeto russo, o cirílico (ou Azbuka, informalmente), é muito diferente. Perguntámos-lhe como gosta de ocupar os tempos livres: vai ao ginásio, lê livros de ação ou toca guitarra. Quando acabar os estudos, pretende ir para a Universidade de Coimbra estudar Filologia (estudar a linguagem através de fontes orais e escritas, um filólogo é um “amante das palavras”), também quer aprender várias línguas e conta vir a ser soldado.
Gostámos muito de conhecer o Mark Verba.

