02-11-2025

O minibarco não tripulado "Raven Kaster" iniciou o seu processo de recuperação e restauro. O projeto está a ser desenvolvido pelo Clube Ciência Viva na Escola da Escola Secundária Cristina Torres, com a colaboração e patrocínio da empresa beAtsail.

No dia 29 de outubro, técnicos da empresa beAtsail estiveram na escola para trabalhar em conjunto com os alunos do Clube Ciência Viva no desenvolvimento do projeto. As imagens captadas mostram o minibarco, visivelmente desgastado pelo mar.

Foi iniciada a recuperação da estrutura do barco, com a remoção de materiais antigos e danificados e a avaliação do seu interior. Foram inspecionados os componentes eletrónicos, que se encontram bastante danificados e que são cruciais para a recolha de dados durante a viagem.

O projeto não só visa a reabilitação física do minibarco, mas também o seu potencial educativo, conectando os alunos portugueses com as escolas no Canadá e na Irlanda, que participaram nas fases anteriores da viagem do "Raven Kaster".

A intervenção da beAtsail como patrocinadora e colaboradora técnica é fundamental para o sucesso da recuperação, providenciando o know-how necessário para lidar com os desafios técnicos de um dispositivo que atravessou o Atlântico.

O projeto demonstra um forte compromisso da Escola Secundária Cristina Torres em atividades que aliam a ciência, a tecnologia e a cooperação internacional.