21-11-2025

O Agrupamento de Escolas Figueira Norte deu o pontapé de saída ao seu projeto   Erasmus+, Ensino e Formação Profissional, com a 1.ª mobilidade de longa duração do formando Eduardo Daniel Bibyk, por um período de 3 meses, em Itália. Este aluno, que terminou recentemente o seu curso profissional de Técnico de Análise Laboratorial, iniciou o estágio no dia 17 de novembro, na empresa GRUPPO CSA - SPA, em Rimini.

Este programa permite valorizar o ensino profissional enquanto oferta educativa de nível secundário, invertendo o estereótipo de que o ensino profissional é encarado como uma escolaridade de segunda oportunidade. Permite, também, garantir rigor e exigência nos processos de ensino-aprendizagem e, desta forma, possibilitar a promoção do ensino profissional, a sua eficácia e a eficiência dos cursos profissionais. 

Esta oportunidade proporcionará a este aluno a aquisição de experiência prática internacional em laboratórios com técnicas e equipamentos diferentes, valorizando o seu currículo e desenvolvendo a comunicação científica bem como o trabalho em equipa multicultural. Por outro lado, terá a oportunidade de desenvolver competências pessoais tais como a autonomia, adaptação e resolução de problemas, podendo mesmo permitir a criação de contactos profissionais no estrangeiro.

A viagem do aluno para Itália foi feita na companhia das professoras Carla Mesquita (diretora de curso) e Helena Correia, docentes de disciplinas da formação técnica do referido curso. Estas docentes tiveram ainda a oportunidade de realizar job shadowing em duas escolas de Rimini, Fondazione En.A.I.P. S. Zavatta Rimini e Istituto Alberghiero Malatesta di Rimini. Esta interação tão próxima com alunos e professores permitiu uma troca de experiências e de práticas letivas muito enriquecedoras para todos. 

Houve ainda tempo para visitar os lugares mais icónicos da cidade.
Com esta mobilidade o Agrupamento inicia um ciclo de maior internacionalização.

Ao Eduardo, votos de muito sucesso nesta nova experiência!